Tal como já foi referido anteriormente, devido a uma alteração legislativa, torna-se necessário efetuar uma alteração no processamento de faturas em seu nome (procedimento habitualmente designado por “autofaturação”).
Trata-se de uma medida com carácter obrigatório, para as faturas que venham a ser emitidas a partir de 01 de janeiro de 2023, sendo extensível às autofaturas elaboradas pela entidade PAGAQUI S.A., ao abrigo do acordo de autofaturação celebrado consigo.
Para o cumprimento desta obrigação, passa a ser necessário que a PAGAQUI comunique previamente à Autoridade Tributária e Aduaneira (“AT”) a série utilizada nas autofaturas elaboradas ao abrigo do presente procedimento de autofaturação.
Isto é, o Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de fevereiro, conjuntamente com a Portaria n.º195/2020, de 13 de agosto, que procederam à regulamentação das obrigações relativas ao processamento de faturas e outros documentos fiscalmente relevantes, vieram estabelecer que, todas as faturas devem conter, entre outros, um código único de documento, também designado de “ATCUD”.
Para podermos proceder a esta comunicação é necessário que realize o SEU registo prévio, junto da AT, do acordo de autofaturação celebrado entre a sua empresa e a PAGAQUI S.A.. Este registo tem de ser efetuado por si, já que a PAGAQUI não se pode substituir a si nesta obrigação.
Só após esta ação, necessária da sua parte, poderá a PAGAQUI comunicar à AT a série utilizada nas faturas elaboradas ao abrigo do procedimento de autofaturação.
Alertamos que sem este registo do acordo de autofaturação no Portal das Finanças, a PAGAQUI S.A. não poderá comunicar a série utilizada nas autofaturas, e, por conseguinte, não poderá continuar a emitir as autofaturas em seu nome.
De forma a proceder em conformidade, siga por favor, os seguintes passos:
Após confirmar o registo, a operação estará concluída na totalidade e a PAGAQUI poderá proceder ao registo de séries de autofaturação e, deste modo, continuar a colaboração consigo.
Agradecemos a sua atenção e manifestamos a nossa inteira disponibilidade para prestar os esclarecimentos necessários ao cumprimento desta obrigação.
A equipa PAGAQUI.
2023-01-13